Polo Aquático: principais regras e características









O polo aquático é um esporte olímpico dede as primeiras edições. Com dois times num piscina com metragem exclusiva, o objetivo do jogo é fazer a maior quantidade de gols. É claro que ele tem algumas regras peculiares, sobre as quais falaremos nesse post, assim como suas características.

O polo aquático é um esporte de confronto entre duas equipes. O objetivo é fazer o maior número de gols possível para a sua equipe. Esse esporte tem muita semelhança com o handebol, uma vez que a bola é passada com as mãos e arremessada ao gol. Todavia, há uma característica definidora para o polo aquático: ele é jogado na água. Portanto, saber nadar é fundamental para a prática desse esporte.

Nas Olimpiadas

Embora não seja um esporte muito popular entre nós, brasileiros, o polo aquático é disputado em Jogos Olímpicos desde 1900, nas Olimpíadas de Paris. O Brasil, por sua vez, só teve vaga na disputa nos Jogos de Antuérpia, em 1920, quando conquistou a sexta colocação. Para fins oficiais, o polo aquático teria surgido na Inglaterra durante o século XIX, mas há indícios de que ele já era jogado no século XVII na Escócia e na própria Inglaterra.

Estrutura

O Polo Aquático é praticado em piscinas que devem ter entre 20m m e 30m de comprimento, entre 10m e 20m de largura e, no mínimo, 2 metros de profundidade. Em cada extremidade da piscina é colocado um gol (meta) de 3m de largura e 90cm de altura.

As equipes são formadas por sete jogadores de linha (que atuam na partida) e seis suplentes (reservas). Os gorros ou tocas são usados para diferenciar cada equipe. Os goleiros devem usar tocas vermelhas.

A bola de Polo Aquático deve ter entre 400 e 450 gramas de peso. O diâmetro deve ficar entre 68 e 71 centímetros.

As marcações do campo
  • Marcação vermelha: Está localizada a 2 metros da linha do gol. Não é permitido que os jogadores recebam passes dentro da área limitada por ela, bem como não é permitido permanecer por muito tempo nela.
  • Marcação amarela: Está localizada a 5 metros da linha do gol. Pênaltis são cobrados sobre essa linha.
  • Marcações brancas: Estão localizadas sobre a linha do gol, bem como no meio de campo. Delimita a área do goleiro.


As regras do polo aquático
  1. As partidas têm duração média de 32 minutos, sendo esses divididos em quatro tempos de 8 minutos.
  2. É permitido conduzir a bola de qualquer forma, exceto com as duas mãos. Também não é permitido aplicar sobre ela golpes que envolvam o punho, ou seja, a mão fechada.
  3. É permitido ao goleiro pisar do chão, segurar a bola com as duas mãos e aplicar a ela golpes com a mão fechada.
  4. Cada uma das equipes dispõe de 30 segundos para realizar uma jogada a fim de marcar um gol. Esse tempo é reiniciado quando a equipe recupera a posse de bola ou quando ela consegue fazer um gol.
  5. Faltas simples: São apontadas pelo árbitro e devem ser cobradas atrás ou no mesmo canto em que aconteceu.
  6. Faltas graves: São apontadas pelo árbitro e elimina da partida o jogador responsável por 20 segundos. O jogador que for retirado três vezes por falta grave é eliminado definitivamente do jogo.
  7. Faltas muito graves: São, em geral, agressões físicas a outros jogadores. O participante que cometer uma falta muito grave é suspenso definitivamente da partida e pode ou não ser substituído.
  8. Pênalti: É cobrado quando uma falta grave impede a realização de um gol provável.
  9. A equipe vencedora é aquela que, ao final dos quatro tempos, tiver marcado o maior número de gols.
  10. Em caso de empate, há prorrogação de tempo variável e, caso o empate persista, há uma série de pênaltis.

Federações e Confederações

A Fina (Federação Internacional de Natação) é o organismo internacional responsável pela organização de eventos e campeonatos de Polo Aquático em nível mundial. No Brasil, a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) realiza campeonatos e organiza o esporte.

Campeonatos

A competição de Polo Aquático mais importante é a Liga Mundial. O Campeonato Mundial, outra competição importante do calendário deste esporte, é realizado a cada dois anos. A FINA também realiza, a cada 4 anos, a Copa do Mundo de Polo Aquático. O Polo Aquático também faz parte do quadro de esportes dos Jogos Olímpicos. 

A última Liga Mundial de Polo Aquático Masculino foi realizada em Belgrado (Sérvia) em 2019. A seleção da Sérvia foi a campeã e a seleção croata ficou em segunda lugar.

Você já conhece o blog da Educação Física?





Dicas para Profissionais:
  • Atividades para aplicação imediata em aulas

  • Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

    Comente: