Saiba mais sobre o Hoquei sobre Grama










O Hoquei sobre Grama é um esporte coletivo disputado por duas equipes compostas por onze jogadores cada. O jogo é disputado num campo de grama artificial. Os jogadores usam tacos para conduzir a bola, fazer passes para os jogadores de sua equipe e tentar marcar o gol. No Brasil, o hóquei não é um esporte tão popular, nem mesmo o que é praticado em campo. É por isso que poucos conhecem realmente a história e as regras do hóquei sobre a grama.

A origem do hóquei remonta desde tempos milenares, havendo suposições que se apoiam em antigas gravuras e documentos, nos quais se encontram representados pessoas a jogar uma bola com um taco de madeira entre elas.

O hóquei na grama propriamente dito, esse tem origem no século XIX na Inglaterra. Apesar de não se conhecer exatamente a data, sabe-se que as primeiras equipas e regras oficias começaram a surgir a partir do ano 1850 e depois de alguns anos este esporte já se tinha espalhado por toda a Inglaterra.

s regras do hóquei sobre a grama começam com a configuração dos times e do jogo. Cada equipe conta com onze
jogadores e a partida tem 70 minutos no total, divididos em dois tempos de 35 minutos, com um intervalo de dez minutos entre eles.

Os atletas conduzem a bola com tacos, assim como no tradicional hóquei no gelo. O objetivo do jogo é marcar o maior número de gols possível contra os adversários. A bola usada nesse jogo é confeccionada em plástico PVC e cortiça, tem 7 centímetros de diâmetro e pesa cerca de 170 gramas. O taco utilizado é chamado de stick.

Vamos conferir as suas principais regras:

• O gol só é considerado quando a bola passa completamente pela linha que delimita o gol adversário. Também é
preciso que o atacante esteja dentro da área de arremesso quando realizar o movimento. Essa área consistem em um
semicírculo que fica a pouco mais de 14 metros de distância do gol;

• O campo de hóquei sobre a grama possui 91 metros de comprimento e 55 metros de largura, sendo que a uma linha central que o divide e outra localizada a 23 metros de cada linha de fundo. As medidas do gol correspondem a 2,1 metros de altura e 3,66 metros de largura;

• Diferente de outros esportes, no hóquei de campo, o jogador não pode usar o corpo para proteger a bola, a menos que ela esteja em movimento. A intenção é que todos os participantes da competição tenham a mesma chance de assumir a posse de bola;

• A bola pode ser tocada única e exclusivamente com o lado plano do taco;

• É considerada uma infração tocar a bola com alguma parte do corpo (a exceção são os goleiros), utilizar o
taco de maneira violenta ou ameaçadora, além de lançar a bolsa de forma perigosa em direção a outro jogador;

• O time que é vítima de uma infração ganha o direito de cobrar um tiro livre, a partir do local em que a falta foi marcada. A exceção é quando a falta se dá dentro da área de arremesso ou então quando é intencional da defesa. Nesses casos, é marcado o chamado short corner;

• O short corner funciona como um pênalti no futebol;

• Os árbitros que acompanham a partida têm o direito de punir os jogadores com três tipos de cartões em casos de faltas, de acordo com a gravidade da infração cometida. O cartão verde, por exemplo, serve apenas para advertir o jogador a respeito da adoção de uma conduta antiesportiva.

Como foi aí que surgiu o hóquei na grama, as colónias dos ingleses começaram também a jogar este esporte o qual acabou por ser dominado durante décadas pelo o Paquistão e pela Índia, os quais foram os únicos vencedores nos Jogos Olímpicos durante 40 anos.



Principais jogadas:

- Flick: quando o jogador conduz a bola com o taco, levantando-a no ar. É uma jogada difícil de fazer, mas muito usada para driblar os adversários.

- Push-hit: a bola é empurrada pelo jogador. Muito usada para fazer gols e passes.

- Obstrução: o jogador usa o taco ou o corpo para proteger a bola, provocando uma obstrução. Essa jogada é considerada uma falta.

Federação Internacional

- Os jogos e campeonatos oficiais internacionais de hóquei sobre grama são organizados pela FIH (Federação Internacional de Hóquei sobre Grama).

Curiosidades:

– O Hóquei de Grama é praticado em mais de 120 países, sendo que, na Índia e no Paquistão é um esporte nacional, juntamente com o críquete.

– Nos últimos anos, o Hóquei sofreu mudanças drásticas nas suas regras. O início do jogo foi modificado, o impedimento foi abolido e as substituições constantes são permitidas.

– No Brasil assim como em diversos países, o Hóquei de Grama é praticado como um esporte amador, sem a realização de competições oficias ou que tenham grande prestígio.

– Na Turquia existe um jogo chamado Holario (foto acima). Muito parecido com o Hóquei de Grama, o jogo tem como diferença um cilindro de madeira que substitui a bola e não há regras nem horários especificados. Um jogo pode começar pela parte da manhã e terminar somente à noite.



Dicas para Profissionais:
  • Atividades para aplicação imediata em aulas

  • Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

    Comente: