Principais técnicas de treinamento de goleiro no handebol




 


O goleiro de handebol representa primeiramente a última barreira defensiva, tendo suas defesas importância fundamental no sucesso de sua equipe.

Sabemos que a prática é fundamental para o aprimoramento de técnicas relevantes, mas, além disso, o treinamento auxilia o atleta no desenvolvimento ideal de posicionamento e movimentação.

A defesa propriamente dita é o momento onde o goleiro entra em contato com a bola. O atleta deve hierarquizar algumas regras para o sucesso deste procedimento, conforme descrito abaixo.

Evitar o gol.

Recuperar a bola.

Opor a trajetória da bola a maior superfície corporal possível.

Segurar a bola ao invés de controlá-la.

Controlar a bola ao invés de espalmá-la.

Espalmar a bola ao invés de rebatê-la.

Usar as duas mãos sempre que possível.

Conservar os apoios ao invés de saltar.

Preparar-se para ação é organizar, sincronizar as fases da defesa.

Estar atento à antecipação mental.

Observar os deslocamentos dos atacantes para tentar prever o tipo de arremate que será utilizado.

Observar a trajetória dos ombros do atacante após a bola ter ultrapassado a sua linha de ombros.

O modo como os treinos são aplicados pode mudar de acordo com a necessidade da equipe/atleta, porém, independentemente disso, existem técnicas que devem ser trabalhadas sempre, pois são princípios básicos para um goleiro de handebol, como a defesa.

Defesa Y

Consiste na saída do goleiro com a perna de apoio no solo, enquanto a outra deve ser lançada junto dos braços na direção da bola, formando, aparentemente, a letra Y.

Defesa X

Essa técnica costuma ser utilizada nas situações em que o atacante está cara a cara com o goleiro. O intuito dessa defesa é abafar o lance do adversário, fechando os principais ângulos do gol. O movimento consiste em pular com os dois pés juntos, afastando as pernas no ar e o mesmo deve ser feito com os braços, formando assim a letra X.

Meia altura

Costuma ser adotada para jogadas em que a bola já foi lançada. O goleiro salta lateralmente com uma perna de apoio no chão e lança a outra na direção da bola junto aos braços.

Treino de deslocamento

Outra função do treinamento de goleiro no handebol é o aperfeiçoamento das demais habilidades individuais do atleta, como o deslocamento e o contra-ataque. O primeiro, por exemplo, divide-se em três tipos. Confira!

Semicírculo

Esse nome foi dado devido ao semicírculo que é formado entre as traves. O goleiro acompanha a troca de passe da equipe adversária com o movimento de semicírculo, partindo da posição básica em deslocamento lateral, com o corpo sempre posicionado na direção da bola.

Ataque à bola

Essa habilidade é um estilo de descolamento que é feito para a frente. Normalmente, é usada quando o atacante está cara a cara com o goleiro. Usualmente, esse descolamento é realizado junto à defesa do tipo X, com o intuito de reduzir os ângulos do atacante adversário.

Defesa de ponta

Apesar de ser uma defesa, essa técnica é reconhecida como descolamento porque o goleiro usa parte do corpo para fechar um canto do gol, enquanto ele protege o outro canto com o braço e a perna. É um estilo de jogada que pode ser usado quando a equipe adversária ataca pelas pontas.

Você quer se aperfeiçoar no Treinamento de Goleiros de Handebol?

O curso Treinamento para formação do Goleiro de Handebol é explicativo e tem mais 25 vídeos de treinamentos específicos para formação do goleiro de handebol.

O objetivo desse produto é ajudar a treinadores e preparadores goleiro de handebol ou educadores físicos que trabalham com a modalidade, a formarem e desenvolverem ao máximo as capacidades de seus atletas, nos aspectos cognitivo, coordenativo e tático. Clique aqui e saiba mais!



Dicas para Profissionais:
  • Material de Vários Esportes
  • Cursos Online de Educação Física
  • Ebooks sobre Esportes

  • Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

    Comente: