3 dicas para escolher o Kimono ideal para você









Toda atividade física, seja ela uma arte marcial ou não, exige que o praticante tenha a vestimenta adequada ou equipamentos necessários para a ocasião. Assim como guerreiros utilizavam suas próprias armaduras, um atleta deve portar seu próprio equipamento. Para lutadores de jiu jitsu, o kimono e sua faixa são indispensáveis para a prática da arte suave.

Então se você decidir começar a treinar jiu jitsu é totalmente recomendado que você tenho o seu próprio kimono. Mas antes de adquirir qualquer um modelo na internet, você precisa de algumas informações essenciais para fazer bonito na sua academia.

De origem japonesa, o termo kimono significa coisa de vestir. É o traje típico do Japão, tanto para adultos, quanto para crianças e idosos. No mundo ocidental, o termo é conhecido principalmente por seu o nome da roupa utilizada para lutar jiu jitsu, judô, karatê e outras artes marciais de origem oriental.

O caminho ao kimono ideal pode parecer complexo mas não é longo. O mais importante é se atentar a certos detalhes: modelo ideal, tamanho, qualidade e tecido são alguns pontos que devem ser levados em consideração, seja para quem está pensando em praticar jiu jitsu no alto rendimento ou apenas como uma prática de condicionamento físico e saúde.

3 dicas para escolher o Kimono ideal para você

Kimono de jiu jitsu é para jiu jitsu e só

Embora pareçam muito semelhantes, kimono de jiu jitsu, kimono de judô e kimono de karatê apresentam algumas diferenças importantes, tornando a vestimenta específica para cada tipo de luta, já que as federações e confederações exigem medidas e regras diferentes.

Os kimonos de jiu jitsu, por exemplo, tem menos costuras e são mais leves que os de judô, tendo em vista que os lutadores da arte suave passam mais tempo no chão do que os praticantes de judô. Além disso, medidas obrigatórias de comprimento das mangas, barras

Tamanho do Kimono

Os kimonos de jiu jitsu possuem tamanhos diferentes de acordo com gênero, idade e peso do praticantes. A Red Nove oferece em seu site uma tabela para que a pessoa escolha o tamanho ideal de acordo com a relação altura x peso.

A0 - Ideal para pessoas com 1,51m a 1,60m de altura e com peso de 50kg a 61kg;
A1 - Ideal para pessoas com 1,61m a 1,70m de altura e com peso de 62kg a 75kg;

A2 - Ideal para pessoas com 1,71m a 1,80m de altura e com peso de 76kg a 87kg;
A3 - Ideal para pessoas com 1,81m a 1,90m de altura e com peso de 99kg a 113kg;
A4 - Ideal para pessoas com 1,90m a 1,95m de altura e com peso de 99kg a 113kg;
A5 - Ideal para pessoas com 1,96m a 2,15m de altura e com peso de 114kg a 130kg.



Cor do kimono

Cores, estampas e design são itens levados em consideração em quase todos os casos quando compramos roupas para o dia a dia ou ocasiões especiais. No caso do kimono para artes marciais, isso nem sempre é possível.

A cor branca é normal para praticamente todas as lutas que exigem kimono. Para o karatê, somente o branco é permitido, sem tarjas, estampas ou qualquer outro adereço. No judô, as cores permitidas em competições são o branco e o azul royal.

No caso do jiu jitsu, as cores que são permitidas pelas federações e confederações são branco, azul royal e preto.





Dicas para Profissionais:
  • Atividades para aplicação imediata em aulas

  • Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

    Comente: