Sapatilha para ciclismo: motivos para incluí-la nas suas pedaladas diárias








Já ficou claro para você o quanto é importante pedalar, já que a atividade fortalece o coração, os músculos, o sistema cardiorrespiratório e ainda ajuda a emagrecer e definir o abdômen. No entanto,para aproveitar ao máximo os benefícios proporcionados é preciso também estar com os equipamentos adequados e isso inclui capacete, luvas, calça e sapatilha para ciclismo.

Mesmo que você esteja se perguntando: "Um tênis não é suficiente para pedalar?", a sapatilha para bicicleta continua sendo a opção mais recomendada por uma série de razões que vamos abordar logo abaixo. Elas vão desde conforto até aumento no desempenho. Continue lendo para saber mais!

Tipos de sapatilhas

O ciclismo aborda diversas modalidades que se ajustam a cada perfil de ciclista. Enquanto alguns preferem a aventura de pedalar em trilhas em meio à natureza, explorando os desafios da mountain bike, outros ficam mais à vontade para curtirem a sensação de liberdade que a velocidade das pistas planas proporcionam.

Há ainda aqueles que estão começando a pedalar e querem um calçado que seja mais confortável do que os tênis de corrida. Em todo o caso, existe uma sapatilha para cada modalidade. São elas:

Mountain Bike

A adrenalina de pedalar em montanhas e altas atitudes, percorrendo trechos perigosos e desafiadores fazem do mountain uma das modalidades mais procuradas por ciclistas amadores e experientes.

Neste caso, a sapatilha precisa ter solado duro, de preferência com cravos para manter os pés ajustados às pedivelas. Isso faz com que elas sejam mais robustas e resistentes, justamente para suportarem o dia a dia exigente de trilhas e terrenos irregulares, repletos de curvas e buracos.  

Speed/road/triathlon

Quando as competições entram em cena, é bom estar preparado fisicamente e equipado com o básico para chegar à linha de chegada nas primeiras colocações.

Aqui, a sapatilha para bicicleta se torna mais leve e sem a presença de velcros, o que pode facilitar a vida do atleta que acabou de terminar uma prova de natação e, logo em seguida, vai pedalar. No caso da modalidade road, talvez seja necessário trocar as pedivelas por modelos específicos para esse tipo de calçado.

Casual

Quem gosta de pedalar pelas ruas das grandes cidades vai encontrar na sapatilha para bicicleta casual a melhor relação-custo benefício para aproveitar melhor o tempo em cima da magrela. A semelhança com os tênis de caminha é bem nítida. Os materiais também são mais simples, mas não deixam de transmitir resistência e durabilidade.

Vantagens de ter uma sapatilha para ciclismo 

Esse calçado tem um formato bastante diferenciado, pois se molda aos contornos do pé do ciclista. Além de se diferir no aspecto visual, ele também conta com algumas funcionalidades interessantes, como:

Aumento do rendimento

Conforme você usa a sapatilha para bicicleta, melhor se torna o seu rendimento como ciclista. Isso acontece porque o calçado é projetado para extrair toda a força necessária para fazer a bike sair do lugar. Dessa forma, na medida em que você usa a sapatilha de ciclismo, percursos que exigem ainda mais tração dos pés, como subidas, por exemplo, se tornam mais fáceis de serem percorridos.

Mais estabilidade durante a pedalada

Existe uma grande diferença entre pedalar de tênis e usar sapatilha para bike. A primeira mudança que fica perceptível é a estabilidade, agora mais presente do que nunca. Se você percorre trechos acidentados, que são bastante comuns em percursos de trilhas, sabe o quanto pode ser desafiador manter o controle sobre a bike, já que ela tende a vibrar o tempo todo. Ao estar devidamente equipado com um par de sapatilha de bicicleta e, é claro, boas luvas vão ajudá-lo a quebrar seus próprios recordes, proporcionado-o experiências inesquecíveis em meio à natureza.

Redução de lesões

Outro motivo para usar sapatilha de ciclismo é o fato delas protegerem os pés, panturrilhas e pernas contra lesões, que são comuns no dia a dia de qualquer ciclista. Da mesma forma que se deve usar tênis apropriados para correr com conforto e não sacrificar os pés, o mesmo vale para as sapatilhas que tem a função de proteger os pés e tornar a sua pedala mais produtiva, segura e divertida. Em outras palavras, o seu corpo como um todo agradece.

Agora que você já conhece todas as vantagens de usar sapatilhas de ciclismo e como esse calçado pode facilitar a sua vida sobre duas rodas, aproveite para incorporar esse item no seus treinos e aventuras. Também fique ligado nas próximas novidades do nosso blog para não perder nenhuma informação útil para ter uma vida mais saudável, ativa e produtiva.





Dicas para Profissionais:
  • Atividades para aplicação imediata em aulas

  • Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

    Comente: