5 atividades para iniciação no Voleibol










O voleibol é um esporte bem praticado no Brasil. Porém, antes de iniciar um esporte é interessante fazer uma iniciação desportiva, isto é, jogos e brincadeiras com o intuito de instruir algumas regras ou desenvolver algumas habilidades que serão necessárias para um esporte especifico.

O objetivo do jogo é fazer com que a bola passe sobre a rede fazendo-a tocar no chão da quadra adversária, evitando que os adversários façam o mesmo.

Cada equipe é formada por seis jogadores. O jogo é iniciado por uma das equipes que dão o saque, lançando a bola para o lado da equipe adversária. Após o saque, a bola deve ultrapassar a rede, onde os jogadores adversários evitam que caia em seu campo, utilizando no máximo três toques.

O jogo é dividido em sets, quem vencer os três primeiros, ganha a partida.

A bola utilizada no vôlei é feita de couro, mede 65 cm a 68,5 cm de circunferência.

O vôlei é um exercício que desenvolve a coordenação motora, aumenta a agilidade, a massa muscular, alivia o stress e emagrece.

Basquetevôlei

Material:
1 bola de voleibol ou borracha

Formação: Dois grupos

Organização: Equipes disposta na área de jogo (quadra).

Desenvolvimento: O jogo terá início com a bola ao alto. A equipe de posse de bola, trocará passes, usando somente os fundamentos do voleibol (toque, manchete, levantamentos, saques, cortadas), tentando como objetivo fazer cestas.

Vôlei de balões

Material: Balões, Rede de voleibol ou elástico ou cordão, aparelho de som.

Formação: Dois grupos

Organização: Solicitar ao grupo que se posicionem, cada um em uma área de jogo, separados pela rede. Cada participante de posse de um balão deverá enchê-lo.

Desenvolvimento: Com o início da música, todos os participantes deverão passar o balão para o campo adversário, devolvendo os que passarem para o seu campo. A cada interrupção da música o monitor efetuará a contagem. No momento da interrupção o grupo que tiver menos balões em seu campo marca ponto.

Jogo dos sete passes

Material: 1 bola

Formação: Dois grupos

Organização:
Após a divisão dos participantes em dois grupos, solicitar que os mesmos se espalhem pela área de jogo.

Desenvolvimento:
O jogo terá início com a bola ao alto. A equipe de posse de bola deverá tentar efetuar sete passes, sem que haja interrupção da equipe adversária. A cada sete passes efetuados com êxito, a equipe marcará um ponto, reiniciando assim a contagem.

Vôlei guiado

Material:1 bola de voleibol
Rede de voleibol ou elástico ou cordão
Pedaços de tecido (dois metros quadrados)
Lenços

Formação: Dois grupos
Organização: Os grupos formarão quartetos, sendo que dois participantes terão os olhos vendados. Cada quarteto com um pedaço de tecido. Os participantes de olhos vendados deverão estar em pontas opostas do tecido.
Desenvolvimento: O jogo seguirá a dinâmica do voleibol, sendo a bola lançada com o tecido. A bola poderá dar um toque no chão.
Nota: Juntos, monitores e participantes poderão incluir critérios para a dinâmica em dupla com os olhos vendados de um participante, para outras modalidades.

Voleibol de apoio

Material: 1 bola de voleibol
Rede de voleibol ou elástico ou cordão

Formação: Quatro grupos
Organização: Dois grupos em cada área de jogo, sendo um dentro e o outro ocupando as laterais e fundo da área.
Desenvolvimento: Após o saque, a equipe que recepciona, tenta devolver a bola para o campo adversário. O grupo que se encontra fora da área de jogo (laterais e fundo da quadra) participa do jogo, devolvendo as bolas que forem para fora, para o seu campo, oportunizando, ao grupo, nova tentativa de passar a bola para o campo adversário. Caso a equipe que saca marque ponto, os participantes de fora da equipe se sofreu o ponto invertem os papéis com o grupo de dentro, ou seja, quem estava jogando dentro da quadra passará a jogar fora da quadra e vice

Quer mais atividades para suas aulas de Voleibol? Conheça o TOP 100 Voleibol, com atividades para todos os fundamentos. Clique aqui!



Dicas para Profissionais:
  • Atividades para aplicação imediata em aulas

  • Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

    Comente: