Ataque com 1 ou 2 pivôs no Handebol










O pivô é o jogador que atua adiantado, entre os defensores, no Handebol.

  A principal função de um pivô no Handebol é bloquear a defesa adversária,abrindo espaço aos companheiros de equipe para que estes possam arremessar mais facilmente.O pivô tem como função receber a bola de costas para a barreira e distribuir o jogo conforme vir onde está mais livre

Sua movimentação acontece entre a área de gol e a linha tracejada de 9 metros, com o objetivo de criar espaços para os jogadores que chegam ao ataque e também para receber as bolas em condições de finalizar as jogadas.

Geralmente, é utilizado 1 ou 2 pivôs no ataque, dependendo da tática de jogo da sua equipe.

Ataque de 1 pivô:

Consiste em 5 jogadores formando uma linha de passe em frente a linha de defesa. Os jogadores 1, 2, 3 ficam a passar a bola de um lado para o outro enquanto o pivô tenta abrir um espaço (cuidadosamente para não cometer falta de ataque) para que os armadores ou o central penetre na defesa e arremesse cara-a-cara com o goleiro.
O pivô deve manter também um posicionamento de modo que possa receber a bola, girar e arremessar.

Ataque de 2 pivôs:

É um ataque arriscado e deve ser utilizado em ocasiões especiais, e normalmente contra times inexperientes. As possibilidades de se criar jogadas na linha de passe tornam-se mais difíceis mas a defesa adversária fica mais presa. Um dos recursos utilizados para atrapalhar esse esquema é o sistema defensivo 5x1, mas, isso deixa a defesa mais vulnerável. No sistema defensivo 6x0 podem utilizar dois pivôs, apenas quando as jogadas não estão surgindo na linha de passe e quando existe uma certa dificuldade na penetrabilidade no time adversário.

 



Dicas para Profissionais:
  • Atividades para aplicação imediata em aulas

  • Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

    Comente: