Um pouco da história do Futsal










O Futsal surgiu devido à necessidade de adaptar o espaço físico, insuficiente para a prática de futebol convencional. Segundo relatos, o esporte começou no Brasil na década de 1940 na ACM (Associação Cristã de Moços) de São Paulo. Em uma segunda versão diz que o esporte nasceu em Montevidéu no Uruguai com o professor Juan Carlos Ceriani, também no ACM em 1930. O Futsal tem se tornado um esporte muito popular, e embora as Associações Internacionais de Futebol (FIFA) atuem como organizador oficial das competições, as regras são alteradas em alguns países, prejudicando o reconhecimento do esporte como um esporte olímpico (LUCENA, 2002).

"O futsal é um esporte que surgiu a partir da fusão de futebol de salão e futebol de cinco, no final dos anos 80 no século XX… "(SANTANA, 2002, p. 02)

Futsal nasceu na década de 30 e cresceu na ACM de Montevidéu, Uruguai. Os muitos sucessos do Uruguai na época fizeram o futebol o esporte mais popular no país (SANTINI e VOEER, 2008, p.184).

Quando pensamos da história do futsal, Voser e Giusti (2002, p. 24) indicaram que o futsal, também conhecido pelo acrômio Futsal adaptou-se a praticar de esportes, com equipes de cinco jogadores, com o objetivo, uma vez que a bola na baliza do adversário, que é definida por dois postes verticais limitadas pela altura e por uma barra horizontal. O objetivo é o gol, é importante notar que o goleiro é o único que pode segurar a bola com as mãos e o jogo é vencido pela equipe que marcar mais gols em 40 minutos dividido em duas fases.

Sua aparência ainda é controversa, alguns dizem que foi no Uruguai, outros dizem que eles têm sido no Brasil, mas a teoria mais aceita é a primeira. Durante a década de 1930, ambos apareceram no Uruguai e no Brasil, futsal, como no Brasil, que foi praticada nos tribunais e pequenas salas do ACM, mas, em Montevidéu, no Uruguai, as primeiras regras foram criadas, derivada de basquete, handebol e polo aquático, para organizar a prática de futsal.

Desde 1950, o esporte tornou-se popular em todo o país, o que levou ao surgimento de federações e confederações, o desenvolvimento das suas regras e campeonatos (FERREIRA, 2001, pg.24).

Autores como Teixeira (1996) e Figueiredo (1996), entre outros, atribuí ao Brasil o nascimento do futsal. De acordo com Zilles (l987), Lucena (1994) e Apollo (1995), dizem que o Uruguai foi o criador deste esporte. A questão não se sabe se ele era dos brasileiros que, quando visitar a ACM de Montevidéu levou do Brasil o hábito de jogar futebol em quadras de basquete; ou se era os brasileiros que conheciam a notícia para chegar lá e eles voltaram, estendendo-se para a prática no país.

Retirado daqui - com referencias bibliográficas

Saiba mais sobre Treinamento de Futsal com o Ebook Futsal - Da Formação ao Alto Rendimento - Métodos e Processos do Treinamento




Dicas para Profissionais:
  • Atividades para aplicação imediata em aulas

  • Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

    Comente: